quinta-feira, 20 de março de 2008

1º LEF BR - Workshop Educacional de Arte & Ciência


Participei ontem do 1º LEF BR - Leonardo Education Forum - Workshop Educacional de Arte & Ciência que teve como foco o ensino e a prática da arte & ciência, em âmbito internacional e regional, em programas de pós-graduação: Post-Doc, PhD, Mestrados e investigações em laboratórios de pesquisa brasileiros.

O evento ocorreu no Santander Cultural, paralelo ao FILE. Coordenando os trabalhos, estava em Porto Alegre um dos membros da diretoria internacional do LEF, a curadora Nina Czegledy, juntamente com a artista e pesquisadora Diana Domingues, representante brasileira, instalando pela primeira vez no Brasil, este importante Fórum em arte e ciência. O LEF promove a conexão de pesquisas artísticas e do conhecimento acadêmico nas interseções emergentes da arte, ciência e tecnologia. Ele está presente em várias partes do mundo, tendo já ocorrido em locais como Praga e Berlim, promovendo a discussão, coletando informações das pesquisas de Laboratórios, de Programas de Pós-graduação, constituindo um banco de dados de resumos de teses de PhD, mestrado e MBA sobre tópicos relacionados a criação com tecnologias em trânsito com pesquisas científicas.

Minha participação foi no segundo dia, 19 de março(ontem), quando todos os convidados tiveram oportunidade de palestrar em um período de 20 min sobre seus projetos de pesquisa. Foi muito interessante conhecer as pesquisas de arte e tecnologia do pessoal da UFRGS-PGIE, UNESP, ANHEMBI-MORUMBI(SP), USP, UCS, UNB, UDESC e as pesquisas feitas no exterior. A chair do Projeto é a Diana e ficaram responsáveis no Brasil como co-chairs, eu da Feevale, o Eliseu da UFRGS, o Jofre da Anhembi-Morumbi e a Silvana da UDESC. Acredito que será uma experiência muito interessante este trabalho cooperativo/participativo/cyber... Como irá funcionar? Ainda não sabemos, pois a Diana simplesmente nos convocou, publicamente, na hora do evento e aceitamos na hora.

Nenhum comentário: