quarta-feira, 26 de março de 2008

Tecnologia para a autonomia - Prêmio INFOESP

Em dezembro, enquanto o Programa de Informática na Educação Especial (Infoesp) das Obras Sociais Irmã Dulce, da Bahia, recebia o Top Social 2007 - o mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte e Nordeste do país, chegou a notícia de que também conquistara um dos mais prestigiados prêmios do mundo: o Rainha Sofia de Reabilitação e Integração 2007, concedido pelo Conselho do Real Patronato da Espanha. Além do reconhecimento, o Infoesp receberá 50 mil euros (cerca de 132 mil reais) na cerimônia de entrega, entre março e maio.
O programa de informática aplicada à educação atende a 150 alunos, a partir de 8 anos, e tem em espera outros 70. O trabalho começou em 1993, com apenas três computadores usados. Obteve destaque por ampliar o desenvolvimento cognitivo de estudantes com deficiência da rede regular e de escolas especiais, e promovendo pesquisas acadêmicas e recursos de acessibilidade. "Tiramos os alunos com deficiência da posição de passividade, estimulamos sua criatividade e os ajudamos a construir seu próprio conhecimento. Não é o computador que ensina, ele é só uma ferramenta."

Por meio de convênios e parcerias, novos laboratórios foram construídos ao longo dos anos e o programa, ampliado. Em 2005, passou a oferecer cursos técnicos de informática básica e de montagem e manutenção de computadores, capacitando para o mercado cerca de 100 alunos com deficiência por ano. Em 2007, com apoio da Microsoft, formou a primeira turma de coordenadores e monitores de telecentros acessíveis em cinco estados: Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Galvão Filho diz que pretende repetir o curso neste ano. "A sociedade exige do cidadão, cada vez mais, uma participação ativa e criadora. Tornar as tecnologias acessíveis não é nenhum bicho de sete cabeças. Constatamos que 90% das necessidades são resolvidas com recursos de baixo custo." Saiba mais sobre o Infoesp em www.infoesp.net.

Eu conheço o trabalho desenvolvido no Infoesp desde 1998. Gostaria de parabenizar a todos pelo sucesso e reconhecimento do trabalho, agora internacionalmente.

Fonte: Revista Sentidos

Um comentário:

Teófilo disse...

Caríssima Regina,

Muito obrigado pelos seus parabéns. Suas palavras nos servem de incentivo para avançar e melhorar sempre mais.

Um grande abraço,

Teófilo Galvão Filho e equipe InfoEsp

________________
www.infoesp.net
www.galvaofilho.net