quarta-feira, 19 de novembro de 2008

II Seminário de Inclusão e Acessibilidade


Objetivo: Oportunizar um espaço de discussão sobre diferentes perspectivas da acessibilidade e inclusão.

Público-alvo: Corpo docente e discente do Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade; comunidade acadêmica em geral.

Programação:
9h - Abertura do evento - Prof. Dr. Everton Rodrigo Santos

9h15min - Palestra: Cidade acessível: instrumento de inclusão social
Ministrante: Profª. Ms. Luciana Néri Martins (Feevale)

10h15min - Palestra: A discriminação das pessoas com deficiência no mundo do trabalho e a atuação do Ministério Público do Trabalho
Ministrante: Márcia Medeiros de Farias (Procuradora do Trabalho)

11h15min - Mesa-redondaMediador: Profª. Drª. Jacinta Renner

12h – Intervalo

14h - Palestra: Software livreMinistrante: Adriano Rafael Gomes

15h - Palestra: Acessibilidade digital
Ministrante: Profª. Drª. Liliana Maria Passerino

16h – Mesa-redondaMediadora: Profª. Drª. Sandra Portella Montardo

16h45min – Encerramento - Prof. Dr. Everton Rodrigo Santos

Carga horária: 6 horas

Dia: 20/11/2008, quinta-feira
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do prédio Azul

Ministrantes:

Luciana Néri Martins - Arquiteta e urbanista pela Unisinos, mestre em Engenharia Civil com ênfase em Cadastro técnico Multifinalitário pela UFSC. Está concluindo doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de las Islas Baleares (UIB), na Espanha. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale e líder do Projeto de Extensão "Arquitetura e Comunidade". É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Comitê Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), da Feevale.

Márcia Medeiros de Farias - Procuradora do Trabalho. Representante no Rio Grande do Sul da Coordigualdade – Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportununidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho. Mestranda em Direito pela UFRGS e em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide na Espanha.

Liliana Maria Passerino – Doutora em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS 2005). Atualmente é professora da FACED/UFRGS, onde atua em graduação e pós-graduação (PPGEDU/PGIE). Desenvolve pesquisa na área de Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, informática na educação especial, autismo e inclusão digital. É membro de diversos comitês científicos em periódicos qualis como RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação - Scientia (Unisinos) e em congressos relevantes na área de informática na educação.

Adriano Rafael Gomes - Bacharel em Ciência da Computação pela Feevale. Trabalha como analista de suporte na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, onde administra a rede de computadores com Software Livre. É membro fundador do Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Sinos - SoftwareLivre VS. É usuário e entusiasta de Software Livre como movimento social e tecnológico desde 2003.

Coordenador: Everton Rodrigo Santos - Possui doutorado em Ciência Política. É professor titular e pesquisador da Feevale. É coordenador do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade.

Nenhum comentário: