segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Inclusão Digital em Fortaleza


Estive em Fortaleza na semana passada para uma avalição do MEC e fiquei muito impressionada com o investimento que está sendo feito na área de inclusão digital. Além disso existe uma carência de informatas muito grande. Olha que oportunidade de novos desafios para os profissionais que estão iniciando ou que desejam mudar para outro estado.


Com investimentos do Banco Mundial e verba de emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2008, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag) e Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), garante a execução do projeto Cinturão Digital.


A iniciativa pretende fornecer, acesso a 82% da população a serviços digitais de internet, videoconferência, TV Digital e telefonia celular as principais cidades do Estado. Segundo o presidente da Etice, Fernando de Carvalho, apenas 4% dos cearenses possuem acesso à rede, quantidade bem inferior à média brasileira: 11%. "O quadro demanda rápida ação do Governo, visando prover acesso de qualidade a todos, pois muito mais do que levar internet àqueles que não têm chance de acessá-la, o Projeto busca a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço”, disse o presidente. Para isso esta sendo construído em Fortaleza, um anel de 2500 Km de fibras, que ligará a capital aos municípios de Milagres, Tauá e Sobral. A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de distribuição de ramais de fibras optica que distribuirá 70 Mbps, para cada município.


A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros.
ETICE – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Nenhum comentário: