sábado, 9 de janeiro de 2010

Inclusão de Verdade

Neste ano tive a oportunidade de vivenciar uma das experiências mais verdadeiras do que é uma Escola Inclusiva. Meu filho, juntamente, com seus colegas tiveram a formatura no Ensino Médio na Feevale. Afora a emoção de participar da formatura do filho, havia também 3 colegas muito especiais. O Guilherme que acompanho desde os 5 anos, com Paralisia Cerebral, a Carol uma menina com Síndrome de Down, e dois cegos o Anderson e o Gabriel. Ao longo destes anos pude vivenciar os desafios impostos por trabalhar com pessoas tão diferentes, parabenizo os professores e toda equipe diretiva por realizar um trabalho de tanta qualidade. Mais do que preparar para o vestibular, a Escola de Aplicação da Feevale, proporciona um preparo para a vida com respeito pelas diferenças. Um grande exemplo de Inclusão de Verdade, com o respeito pelo potencial de cada um. Acredito que várias escolas possam buscar o modelo da Feevale, se quiserem realizar uma inclusão de fato. Possível e perfeitamente realizável, com boa vontade que considero o ingrediente fundamental.

5 comentários:

Regina Maria de Souza Moraes disse...

Olá, Regina

Sou outra Regina e também professora.
Trabalho na formação de professores no uso de TICs, vou divulgar seu trabalho no meu blog.
Sucesso para você

Michela disse...

É muito bom saber que há escolas preocupadas com a formação dos alunos, inclusive em inclusão.
A Escola de Aplicação da Feevale é sempre lembrada pelos meios de comunicação por ser exemplo em Inclusão e provar que é possível.

Letícia Land disse...

Fico feliz que a Feevale dê o exemplo para nós, futuros professores. Seria contraditório estudar em uma instituição que tem como o objetivo a inclusão educacional, mas não o faz na prática. Sabemos que às vezes a teoria se faz mais fácil que a prática. Em meu curso, Artes Visuais-Licenciatura, antigo Ensino da Arte na Diversidade (esse nome diz tudo) trabalhamos muito a questão da inclusão em sala de aula, e é realmente bom saber que há essa preocupação com os alunos que iniciam desde cedo na Escola de Aplicação Feevale, que há um acompanhamento e um trabalho de qualidade realizado nesta instituição, que possibilita a continuação na Universidade. Bom seria se todas as escolas tivessem essa mesma preocupação.

Joseane Colombo Vargas disse...

É realmente gratificante, saber que a Feevale não apenas acredita, mas trabalha com convicção, para a realização de seus propósitos com relação a inclusão educacional.
Isso é uma confirmação clara, de que a inclusão é realmente possível, basta querer que ela aconteça.

Marieli disse...

Inclusão de verdade - é de se ficar muito feliz em poder ler e ter a certeza de que há escolas e pessoas que estão realmente interessadas em promover a inclusão de fato. Parabéns aos professores e a Feevale .

Marieli Vogel