sábado, 6 de novembro de 2010

O IV Seminário de Inclusão Social e Acessibilidade foi um Sucesso


Acima a foto da abertura do evento pelo Prof Dr Everton Rodrigo Santos. A seguir as palestras iniciais com as professoras da PUC, Profª Drª Beatriz Gershenson Aguinsky - Diretora da Faculdade de Serviço Social/PUCRS com a palestra Transformações Societárias e os desafios das profissões sociais a Prof. Dra Jane Cruz Prates - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PUCRS com a palestra - A inclusão social como conceito contraditório e a busca por processos emancipatórios. A mediadora foi a Prof Drª Geraldine Alves dos Santos.

Seria muito difícil escrever tudo que foi dito pela professora Beatriz. Professora experiente nos tocou muito com seus relatos ao longo destes anos de carreira acadêmica sobre o processo de inclusão no no Brasil. Gostaria de ressaltar a fala " Não basta ser é preciso fazer" - onde foi gerado um debate muito grande sobre as ações efetivas que precisam ser feitas para que a inclusão ocorra de fato.

A professora Jane falou sobre o processo de inserção ao invés de inclusão que está ocorrendo nas empresas e nas escolas. Após o debate mediado por Geraldine, Jacinta Renner e Gustavo Sanfelice, tivemos a mesa redonda com os ex alunos do mestrado Luis Henrique Rauber e Jivago Pres di Napoli. Onde estes alunos além de falarem sobre suas dissertações já defendidas, apontaram a diferença de um mestrado como esse no cenário atual. A mesa redonda foi mediada pela professora Sandra Montardo.

Foi uma tarde onde questões relativas as angústias da época moderna ou pós-moderna, como a globalização, as relações afetivas no trabalho, o ser, a tecnologia, a justiça e a educação foram amplamente debatidas.

Ano que vem tem mais.



2 comentários:

Andréa disse...

ndiquei seu blog para ganhar dois selinhos, caso tenha interesse em pegar meu blog é:
http://diariodeumamaeespecial.blogspot.com/

Andréa.

Andréa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.