quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Projeto de Pesquisa Design Inclusivo

O projeto de pesquisa Design Inclusivo - concentra-se na área de Informática na Educação, unindo estudos de Ciência da Computação, Áreas da Saúde, Educação e Design.
A finalidade deste projeto é o estabelecimento de um estudo interdisciplinar que possibilite o desenvolvimento de pesquisa em Design e informática na educação, de modo a contribuir para a melhoria do atendimento a indivíduos com necessidades especiais e para a facilitação de sua inclusão na sociedade.

O que observamos nessa pesquisa é que a maioria das crianças com PC chegam a nós com a significação de suas patologias maiores do que a significação de suas possibilidades como sujeito. Dado ao forte vínculo de dependência dessas crianças com seus cuidadores, elas, em geral, se percebem incapazes de reconhecer suas possibilidades e potencialidades como sujeito aprendente.
A resistência na inclusão escolar de crianças paralisadas cerebrais ainda é um grande desafio, principalmente em comunidades mais carentes .

O desafio consiste em trabalhar para além das condições físicas e estruturais dos ambientes escolares, de vencer as resistências subjetivas, da comunidade e dos próprios familiares e crianças com PC, (re)criando espaços-de-confiança e acolhida que possibilite a aprendizagem.

A informática e o uso de tecnologias assistivas representam para indivíduos com Paralisia Cerebral uma grande possibilidade de igualdade com seus colegas, pois nos dias de hoje, são as Tecnologias de Informação e Comunicação ( TIC´S) que possibilitam diminuir seus problemas motores e ajudá-los com a dificuldade de comunicação.

O computador em sala de aula além de aumentar a auto-estima dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais também possibilitou uma postura colaborativa que tanto é necessária à educação do futuro, pois requer a soma de esforços para a solução de problemas. Ainda em relação à auto-estima dos alunos, a possibilidade de saberem que poderão seguir uma carreira e de continuarem os estudos os incentivou a procurar descobrir as possibilidades e recursos de suas máquinas.

Verificamos que quando o professor mediador se apropria das ferramentas tecnológicas há uma facilidade maior na interação e comunicação do aluno com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula, possibilitando assim seu sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que o mediador e facilitador é de suma importância para o desenvolvimento e organização do ensino destes alunos, proporcionando as interações sociais buscando desafiar novos processos cognitivos e de aprendizagem .

Os professores precisarão criar novas estratégias de ensino e formas criativas levando em conta, por princípio, que existem diferenças de compreensão entre os alunos, sem a preocupação primordial de saber e de definir previamente o nível que este ou aquele alcançará em um dado domínio ou conteúdo acadêmico. A inclusão de dEficientes nas turmas regulares será um fato inquestionável, perfeitamente viável e possível dentro de um sistema escolar.

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