quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pesquisadores anunciam chance de cura à cegueira genética

Terapia de DNA devolveu visão a três portadores de doença hereditária.
Pesquisadores americanos e italianos anunciaram o sucesso no uso de terapia gênica para tratar uma variedade hereditária de cegueira. Três pacientes portadores da doença foram tratados com vírus inofensivos que carregavam DNA capaz de corrigir seus genes "defeituosos" . Em estudo publicado na revista New England Journal of Medicine, cientistas mostram um resultado animador contra a amaurose congênita de Leber. A visão dos pacientes se aprimorou desde eles detectarem movimentos manuais até lerem as linhas de um cartaz de exame oftalmológico afirmou um dos líderes do estudo, Albert Maguire, da Universidade de Pensilvânia (EUA).
A amaurose congênita de Leber é um mal genético que começa a se manifestar na infância. Em geral, o problema avança até a perda total da visão, quando os portadores da doença chegam em torno de 20 ou 30 anos. O funcionamento incorreto de um gene mata neurônios fotorreceptores. Apesar de ser uma doença relativamente rara (nos EUA são cerca de 3.000 portadores), se a nova técnica puder ser levada a mais pessoas o benefício será grande, já que hoje a doença não tem nenhum tipo de tratamento. Esse foi um dos motivos que pesou na hora de os cientistas conseguirem aprovação das autoridades de saúde americanas para realizar o teste clínico da terapia gênica uma técnica ainda bastante experimental contra a amaurose congênita de Leber. Esse foi o primeiro teste clínico de terapia gênica contra uma doença pediátrica não-letal afirma. O médico diz que os voluntários do teste - um de 19 anos e dois de 26 anos receberam as injeções com o vírus terapêuticos entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 no Hospital Infantil da Filadélfia. Segundo os pesquisadores, após duas semanas os pacientes diagnosticados na Itália pelo programa de retinopatia da Segunda Universidade de Estudos de Nápoles já começaram a relatar melhoras. Os entraves mais recentes da terapia gênica estão mais relacionados à falta de eficácia do que com problemas de segurança. Segundo a oftalmologista Jean Bennet, colaboradora do estudo na Filadélfia, apesar do sucesso, ainda é preciso ter cautela.


O que é Amaurose congênita de Leber?

Grupo de doenças em que se têm: baixa visão desde o nascimento, nistagmo (movimento ocular anormal e repetitivo) e respostas eletrorretinográficas muito reduzidas ou indetectáveis, tanto de cones como de bastonetes. A maioria dos casos é de herança autossômica recessiva, podendo afetar ambos os sexos. Pode haver associação com hipermetropia alta, catarata, ceratocone e alterações neurológicas.
Mais informações:http://www.retinasp.org.br/retinasp/doencas/amaurose.asp

De Nápoles à Filadélfia

"Esse foi o primeiro teste clínico de terapia gênica contra uma doença pediátrica não-letal", afirma Maguire.
O médico diz que os voluntários do teste --um de 19 anos e dois de 26 anos-- receberam as injeções com o vírus terapêuticos entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 no Hospital Infantil da Filadélfia.
Segundo os pesquisadores, após duas semanas os pacientes --diagnosticados na Itália pelo programa de retinopatia da Segunda Universidade de Estudos de Nápoles-- já começaram a relatar melhoras.


Testes de terapia gênica estão sendo feitos desde 1994. Mas, a partir de 2000, o cuidado passou a ser redobrado. Naquele ano o ensaio clínico para tratar uma doença imune acabou causando leucemia em voluntários na França. Além desse problema, alguns cientistas temem reações adversas por causa do uso de vírus para transportar genes terapêuticos.
O primeiro teste clínico de terapia gênica do Brasil, por exemplo, iniciado no ano passado, não usa vírus. Cientistas do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul tentam tratar doença coronária injetando argolas de DNA nos pacientes.


O teste dos pesquisadores americanos e italianos, porém, parece ter contornado todos esses problemas, pelo menos em princípio. "Esse resultado é importante para todo o campo da terapia gênica", declarou em comunicado Katherine High, do Instituto Médico Howard Hughes, de Boston, uma das pioneiras em estudos na área. Para ela, entretanto, os entraves mais recentes da terapia gênica estão mais relacionados à falta de eficácia do que com problemas de segurança.
Segundo a oftalmologista Jean Bennet, colaboradora do estudo na Filadélfia, apesar do sucesso ainda é preciso ter cautela. "O teste clínico atual vai continuar, com mais pacientes e um acompanhamento paralelo para monitorar resultados", diz. "Achamos que as melhoras serão mais pronunciadas em tratamentos que ocorram na infância, antes do avanço da doença", afirma.


Fonte: Folha on-line e New England Journal of Medicine

Um comentário:

Marina disse...

genteee, eu não sabia disso! E, atualmente, como anda essa pesquisa? Imaginem só, isso pode resolver , AGORA, uma grande parte dos problemas dos cegos. Claro, esses referidos no texto, com cegueira genética. Já imaginaram poder voltar a enxergar??? Isso me deixou realmente eufórica!
Bjs, professora!
Marina Bencke - aluna da Feevale.