sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Tecnologia Assistiva de Baixo Custo



Durante os atendimentos semanais do projeto de pesquisa, observamos que, em função dos distúrbios de postura e tônus muscular, existem usuários que não conseguem manter a postura adequada em frente ao computador, ou seja, têm dificuldade em manter a cabeça ereta na posição adequada durante o tempo necessário. Assim, constatamose a necessidade de ajuda técnica para esses usuários. Assim, desenvolvemos um apoio ergonômico de coluna cervical, que auxilie a sustentação da cabeça, sem imobilizar o usuário.

A metodologia de desenvolvimento do apoio ergonômico de cervical seguiu as etapas de: observação do usuário, análise ergonômica e antropométrica, desenvolvimento de requisitos e restrições, análise dos similares, desenvolvimento de alternativas preliminares, desenho técnico e desenvolvimento do protótipo.
O resultado das etapas acima citadas foi o desenvolvimento de um apoio ergonômico de cervical , lavável e regulável.

Já havíamos tentado coletes cervicais e outras formas de apoio, mas todos eles, de alguma forma, prejudicavam a deglutição de saliva. A solução encontrada pelos meus bolsistas de Iniciação Científica, Güeba e Fabrício, foi o Apoio Ergonômico de Cervical. Ainda estamos em fase de testes e buscando materias e tecidos apropriados.

6 comentários:

Fernanda de Oliveira Vieira disse...

Regina, gostei muito do conteúdo do Blog.
Sou professora municipal cedida para a APAE de cachoeira do Sul -RS e trabalho na Sala Digital com os alunos. Gostaria de fazer um curso sobre as tecnologias ou tecnologian assistiva, pois estamos por receber uma verba podendo equipar melhor nossa sala que hoje conta com quatro computadores. Existe algum curso a distância ou algum aoutro no Rio Grande do Sul? Nosso blog é apaecachoeiradosul.blogspot.com
Abraço.
meu e-mail:fernandadeovieira@yahoo.com.br

Educare disse...

Prezada Regina, parabéns pela tão nobre missão. Sou propfessor universitário e desenvolvo softwares educativos pedagógicos para o ensino regular e para a APAE em minas. Se houver interesse em conhecer os nossos sofwares teremos o maior prazer em atendê-la. Deixaremos o nosso e-mail para futuros contatos.

educationhipermidia@yahoo.com.br

site onde publicamos artigos sobre o tema em voga:

http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-informatica-aplicada-na-educacao.htm

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0021.html

Atenciosamente!

Prof. Ms. Geraldo Magela da Silva

Tatiane Maricel Fernandes disse...

Regina gostei muito do conteúdo e do trabalho que desnvolves, Parabéns! Tenho graduação também na educação especial e sei das pedras que enfrentamos no caminho...Também sou de N.H.derrepende poderíamos futuramente desenvolver um grupo de estudos.
Tatiane

caroline gross disse...

Caroline Gross
Achei muito interessante esta inciativa e preocupação de criar uma maneira confortável para que pessoas com deficiências possam usufruir do computador. Na minha cidade temos uma escola especial mas não tem nenhuma adaptação nos laboratórios de informática para aqueles que tem uma dificuldade motora maior, então esses alunos acabam não participando das aulas de informática. Concerteza irei divulgar esse seu trabalho nota dez, até para talvez adaptar as idéias para que os alunos dessa escola também possam frequentar o laboratório.

Fisio Seating disse...

Bom Dia Regina
Gostaria de parabenizar-la pela iniciativa e gostaria de sugerir algumas coisas. Primeiramente creio que com um bom sistema postural esses usuários ficariam em uma posição muito melhor que a mostrada, toalhinhas, almofadas, cintos mal posicionados alem de não fornecer uma boa postura ou sugerir um vicio, incomodam, saem do lugar, são estéticamente carentes etc, no caso da visão fisiologica que é o que buscam pois vejo que dão importancia a capacidade visual e deglutição do garoto, creio que um apoio de cabeça bem posicionado e uma faixa frontal funcionaria perfeitamente, já obtive otimos resultados dessa forma, Noto que as cadeiras utilizadas tambem não ajudam, possuem poucas opções de regulagens o que torna o trabalho mais complicado, mas dá para melhorar muito a postura desses usuários das imagens.
Atendemos prefeituras, escolas especiais e casos particulares, e com uma boa postura podemos oferecer a criança muito mais no quesito inclusão escolar, ficam mais atentas, se descobrem mais pois nada as incomada no quesito postura, incomodos tiramn a atenção das nossas crianças, choram, não aceitam sentar na cadeira etc.

adaptte@gmail.com
www.adaptte.com.br

alex

Anônimo disse...

Oi!!Meu nome é Simone, sou professora em Rio Grande, trabalho em uma escola estadual. Tenho um aluno com paralisia cerebral e o MEC nos mandou um computador c/teclado e mouse adaptados. O problema é que não temos os softwares apropriados faço todo o conteúdo em power point usando ferramentas de ação. Será que mesmo a distância vcs podem me ajudar e ao meu aluno?Ele é muito especial e inteligente, com ajuda vai longe!!!! Esperamos ansiosos,obrigada pela pesquisa de vocês, abraços(szogbi32@yahoo.com.br)