sábado, 14 de fevereiro de 2009

O Poder da Educação

Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar. O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado. Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa. Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães. A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada. Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito. Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão. Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão. O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco. No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu. Logo ergueu-se e se pôs a brincar. Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco.

Então, e somente então, Licurgo falou; "senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães. A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação." E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.

"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo." Eduquemos nosso filho, "esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."

Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo. O verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro. Percebe-se portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.
Autor:Equipe de Redação do Momento Espírita


Recebi esta mensagem e vi o quanto ela se aplica aos dias de hoje. Seria tão mais simples se todas as pessoas e os educadores pudessem passar esta mensagem a todos. No caso da inclusão seria a solução de vários problemas.

6 comentários:

Daianne Martins disse...

Olá Regina, muito legal o teu blog.
Também trabalho com tecnologia assistiva e faço mestrado em design e tecnologia na ufrgs. Iniciei um blog a pouco tempo (http://assistiva.blogspot.com/)e vou adicionar o teu. Abraços.

Anônimo disse...

Cara Regina,
Indiquei seu blog no Prêmio Dardos.
Veja a inclusão em
http://carlosfrederico.wordpress.com/2009/03/04/recebemos-o-premio-dardo/
Abraços, Carlos

Vilsonrn disse...

A educação é um fator importante para o desenvolvimento das pessoas, para que elas tenham a condição de entender tudo o que esta acontecendo em sua volta e com isso poder participar mais ativamente das decisões importante que irão afetar diretamente a sua vida e dos seus familiares. Porém a educação só a nivel escolar e acadêmico não é suficiente para nos tornarmos pessoas melhores, é necessário educarmos nossos corações a fim de vivermos em uma irmandade mas, para que isso aconteça é necessário, e o mais importante, nos educarmos para ver, aceitar e modificar nossas imperfeições e transformar o mundo em um lugar melhor de se viver. Se nos educarmos e a nosos filhos para uma transformação intima iremos aceitar e entender com mais facilidade as vicissitudes da vida e principalmente a entendermos que os nossos deficientes merecem muito mais que damos a eles, eles merecem o diretio ao nosso convívio. Não podemos ser que nem o cão que caçou a lebre temos que ser que nem o cão que brinca com a lebre.

Vilson

Anônimo disse...

Prof. Regina...

Achei este texto sencacional pois expressa questois que levantamos em todos os assuntos da nossa cadeira.

A educação pode mudar o mundo, dar um novo rumo a sociedade, porém muitos ainda ficam discitindo o assunto sem agir.

No caso do texto lido ele utilizou uma performace de "xoque" com os participantes e acho que infelizmente só assim conseguiremos demostrar a sociedade a importância da inclusão digital que ainda é ummito perante a sociedade, os pais de crianças que nao são dEficientes ja ensinam em casa errado, passam medo, duvidas aos seus ficlhos que por sua vez vão passar os mesmos sentimentos aos seus ficlhos e assima sociedade continua com as pessoas dEficientes de um lado e os outros de outro o que causa uma perda enorme pois temos muito que aprender come estas pessoas, só o sentimento de luta, de persistência e de amor já são o bastante para convencer que a incluão é fundamental para a sociedade.

Abraços,

Emylie Pereira

Janete Politowski disse...

Gostei muito do texto, ele enfatiza o nosso Educar como um método que devemos repensar. Se analisarmos a Educação podemos perceber que ela está em falha e não é só na escola que isso acontece.A educação precisa vir de casa para que quando a criança chegar no meio escolar já saiba de seus limites e deveres.
Está frase de Licurgo nos transmite o que realmente é a Educação.
"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo." Eduquemos nosso filho, "esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."

Hugo Rafael disse...

A Bíblia já demonstra o poder da educação quando menciona: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios22:6). A Educação é fascinante, tanto que observamos nos professores um nível de empenho, contrariando tantas adversidades, em uma desigualdade sem semelhantes. Imensurável é a satisfação daquele que ensinando compreende os frutos do seu trabalho. Texto realmente inspirador.