quarta-feira, 29 de abril de 2009

III Jornada APAEANA em Cachoeira do Sul dia 22 de Maio


Fui convidada para ministrar uma palestra em Cachoeira do Sul, na III Jornada Apaeana. O título da palestra é:

"Inclusão sonho ou realidade. Como vencer as barreiras pedagógicas, psicológicas e estruturais"

Este título me deixou muito preocupada, porque parece que eu tenho uma receita pronta de como estas barreiras podem ser vencidas. Quando se fala em educação e principalmente educação especial, não existe um modelo. Seres humanos apresentam necessidades, vivências e experiências diferentes, mostrarei o meu trabalho e alguns caminhos que segui e que deram bons resultados.

Acho a iniciativa de algumas APAES me chamarem para conversar sobre inclusão , muito boa. Todas as APAES são a favor da inclusão. Não dá para trabalhar com um escola inclusiva de boa qualidade sem esta parceria principalmente em cidades do interior. Esta discussão precisa ser feita entre as escolas regulares e as escolas especiais. Uma não exclui a outra. Inclusão é isso parceria, busca de soluções, pais, professores, terapeutas e uma equipe inter e multidisciplinar trabalhando juntas. Só assim conseguiremos bons resultados. Acredito nesta utopia de uma educação pública de qualidade no Brasil. Não sei se viverei para ver isso acontecer, mas com certeza este é um dos meus sonhos enquanto educadora. Todos trabalhando juntos por uma educação de qualidade.
Maiores informações no Blog da APAE.

Um comentário:

Adriane disse...

Quero dar os parabéns para Regina Heidrich,participei da III Jornada APAEANA,gostei muito de conhecer o seu trabalho,uma excelente profissional e uma pessoa admirável,e tem muito amor no que faz.Aprendemos muito com ela,um exemplo a ser seguido por todos que acreditam em inclusão.Muito obrigada pela oportunidade que nos desde de aprender contigo.