terça-feira, 30 de junho de 2009

Criança com Paralisia Cerebral

Recebi este e-mail e gostaria de responder aqui pelo Blog, pois recebo muitos e-mails e pedidos parecidos com este.



BEM REGINA, VOU TENTAR TE EXPLICAR O CASO; A CÇA NASCEU PREMATURA(35 SEM),FICOU EM VENT. MECÂNICA, APRESENTOU CRISES CONVULSIVAS COM MENOS DE 24 H. DE VIDA POR HEMORRAGIA CEREBRAL,APRESENTANDO PARALISIA CAREBRAL ESPÁSTICA COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR. SEGUNDO A MÃE TBEM FOI EMTUBADA. NO ANO PASSADO FOI FEITO UMA CIRURGIA PARA ESTENDER OS TENDÕES DAS PERNAS , FOI ENTÃO QUE ELA PASSOU A CAMINHAR.HOJE COM 5 ANOS CAMINHA ARRASTANDO OS PÉS, MAIS NO ESQUERDO.TEM MUITA DIFICULDADE MOTORA NAS MÃOS, SÓ RABISCA, É ESTRÁBICA, E ACREDITO QUE NÃO ENXERGUE BEM.
SINTO QUE TEM MUITA NECESSIDADE DE AFETO, PRECISA CHAMAR ATENÇÃO O TEMPO TODO, QUER ABRAÇAR, BEIJAR, TOCAR OS COLEGAS, O QUE MUITAS VEZES ESSES NÃO QUEREM, ENTÃO ELA OS MORDE OU DÁ SOCOS... AO ASSISTIR VÍDEOS ELA NÃO OLHA PARA A TV, E SIM PARA OS COLEGAS...QUANDO TEM UMA ATIVIDADE NO PAPEL ELA VAI RABISCANDO MAS OLHANDO AO REDOR PARA OS COLEGAS, CONVERSANDO, "FALANDO",DO SEU JEITO, POIS QUASE NAO SE ENTENDE O QUE DIZ. PERCEBI QUE ELA NAO SE CONCENTRA EM NADA, SO O QUE ESTÁ EM VOLTA DELA, E FICA DIFICIL DE TRABALHAR ALGUMA COISA COM ELA...OS TRABALHOS PLANEJADOS PARA A TURMA PELA PROFE, ELA NÃO ACOMPANHA, E EU, COMO SUA MONITORA, NÃO POSSO FAZER POR ELA APENAS AUXILIÁ-LA,MAS COMO SE NÃO CONSEGUE OLHAR PARA NADA? COMO TRABALHAR A INCLUSÃO ASSIM? A PROFE DA TURMA QUER QUE EU E ELA SENTEMOS BEM NO FUNDO DA CLASSE PARA NÃO ATRAPALHAR OS DEMAIS. ISSO É INCLUSÃO? ÀS VEZES A CÇA BATE PALMAS, "CANTA", GRITA, DE FELIZ, DE SURPRESA QUE ESTÁ COM TANTA NOVIDADE, E A PROFESSORA REPRIME, XINGA, MANDA SENTAR DE BRAÇOS CRUZADOS, AS VEZES ELA VAI ATE A SUA MESA MOSTRAR COMO ESTA FICANDO SEU TRABALHO, E AO CHEGAR A PROFE DIZ QUE E PARA ELA VOLTAR SENTAR QUE ELA NAO QUER VER NADA AGORA....E ASSIM VAI...
PERCEBO MUITA COISA ERRADA E SE FOR FALAR, SEI QUE SEREI JULGADA, NAO SOU PROFE DA TURMA, COMECEI ALI FAZEM APENAS 3 MESES, COMO MONITORA, POIS AINDA NAO TENHO CONCURSO, ENTÃO, ESTOU ME SENTINDO IMPOTENTE, MUITO IMPOTENTE, DIANTE DO CASO. SINTO QUE PRECISO FAZER ALGUMA COISA PARA AJUDAR ESSA MENINA, PRECISO TBEM MOSTRAR PARA MIM MESMA QUE POSSO FAZER UM TRABALHO BOM POIS ESTOU NO INÍCIO DE CARREIRA E QUERO COMEÇAR BEM. AH, REGINA OUTRA COISA QUE ESTOU EM DUVIDA, É SOBRE O CONTROLE DOS SFÍNCTERES, ESSAS CÇAS CONSEGUEM CONTROLÁ-LOS COMPLETAMENTE? QUE ATIVIDADES PODERIA REALIZAR COM ELA, JA QUE SEGUNDO MEU PONTO DE VISTA E DA MAIORIA DOS PROFES ELA NÃO APRESENTA IDADE MENTAL MAIOR QUE 2 ANOS ? OLHA REGINA SOU FORMADA A 4 ANOS EM PEDAGOGIA, ESTOU NO COMEÇO DA PÓS EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E ED. ESP. INCLUSIVA, MAS É MEU PRIMEIRO ANO COM CÇA ESPECIAL E ESTOU MUITO CONFUSA SE ESTOU FAZENDO CERTO OU ERRADO, ENTÃO GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA. MUITO OBRIGADA PELA ATENÇAO E DISPONIBILIDADE.



Prezada Professora

Fico muito feliz ao ver que existem pessoas que se questionem realmente sobre a inclusão e seu real significado.
Isso que está acontecendo na sua classe não é inclusão e passa muito longe disso, mas infelizmente, é o que vejo acontecer em várias escolas. Você não me explicou se ela fala, entendi que caminha. Pois a primeira coisa é estabelecer a comunicação inicial de sim e não. Como foi a entrada desta criança na escola?
Houve uma reunião de professores para estudar o caso? Houve uma busca pela equipe interdisciplinar que a atende ou até mesmo o neuropediatra? É muito importante poder conversar com eles p/ você possa compreender bem a lesão cerebral dela, qual ou quais as regiões foram afetadas.
Como ela é vista dentro de sala de aula? Os colegas sabem o porque da presença dela e quais as dificuldades que ela apresenta? Houve uma reunião com os pais para conversar sobre a política da escola ao incluir um aluno PC?
Embora eu “imagine” as respostas a estas questões, acredito que sejam de fundamental importância no estudo do contexto da inclusão.
Não se pode definir a “idade mental” de uma criança PC, fazemos alguns testes, mas como é a primeira vez que ela frequenta uma escola não podemos saber como irá acompanhar.
O mais importante neste caso é esclarecer a professora, os pais e a direção da escola sobre o que está acontecendo com esta menina. Ela precisa sentir-se bem, respeitada e aceita pelos colegas e principalmente pela professora. A partir disto vocês precisarão estabelecer estudos e objetivos sobre o acompanhamento dela na classe. Ela pode não acompanhar no ritmo das outras crianças mas poderá acompanhar no ritmo dela e isso não atrapalhará em nada seus colegas.
Em relação ao controle de sfíncteres depende de cada criança, alguns não controlarão nem na idade adulta.
Não existe nenhuma paralisia cerebral igual a outra e nenhuma receita de inclusão de alunos com paralisia cerebral, buscamos formas diferentes de trabalhar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente utilizando recursos de tecnologias assistivas.
Finalizando, gostaria de dizer que fico contente ao saber que existem profissionais preocupados com sua prática. Você conseguirá um bom resultado com esta menina, mas não pense que será de uma hora para outra. Busque conhecê-la, tente formas diferentes de mostrar o que está acontecendo na sala. Converse com seus pais para conhecer a rotina e ver como ela é tratada em casa.
Depois me conte como foram os resultados. Espero tê-la ajudado e sinto muito por não poder te dar uma “receita”, mas você está no caminho da busca e isso é o mais importante . Procure livros e artigos sobre o assunto, leia estude muito, assim se sentirá mais segura.
Um abc
Regina

Nenhum comentário: