terça-feira, 11 de agosto de 2009

Feevale sedia o 1º Fórum Regional de Acessibilidade




No dia 2 de setembro, a Feevale sedia o 1° Fórum Regional de Acessibilidade: como está a nossa realidade?. O evento tem como proposta, debater, identificar e propor melhorias para acessibilidade e inclusão. A atividade inicia às 9h, no auditório do prédio Branco, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo), com a apresentação das entidades que compõem o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD).

As palestras serão ministradas por representantes e professores da Feevale e da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC). O evento encerra após a elaboração de uma Carta de Intenções, que será encaminhada aos órgãos públicos com as propostas formadas durante o evento. "Será um dia destinado a debates e novas propostas em prol da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. Além disso, é uma forma de discutir com a comunidade em geral", explica o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência (CPPPD), Darwin Kremer.


O Fórum é promovido a partir de uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Portadora de Deficiência. As vagas são limitadas e o evento é gratuito. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto através do site www.novohamburgo.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-9909 ou pelo e-mail portadoresdedeficiencia@novohamburgo.rs.gov.br.

Programação:


8h30min - Credenciamento
9h - Apresentação das entidades que compõem o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Portadora de Deficiência de Novo Hamburgo
9h30min - Abetura
10h - Palestras:


Acessibilidade física - Luciana Néri Martins (Feevale)
Inclusão e acessibilidade nas escolas – Regina de Oliveira Heidrich (Feevale)
11h - Debate
11h30min - Relato de experiência: Eleonora Elisa Scheid (Feevale)
12h - Intervalo
13h30min - Palestra: Mapeamento psicossocial dos trabalhadores com deficiência em Novo Hamburgo – Denise Macedo Ziliotto (Feevale)
14h30min - Palestra: Políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva – Martinha Clarete Dutra dos Santos, representante da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC)
15h30min - Debate
16h – Plenária Final com o objetivo de formatar a Carta de Intenções para encaminhamento aos órgãos públicos com as propostas do Fórum
17h30min - Encerramento

3 comentários:

☆ ☆ Descrevendo a Prática: Inform@tic@ Educ@cion@L ☆ ☆ disse...

ADOREI O BLOG ... PARABÉNS!

☆ ☆ Descrevendo a Prática: Inform@tic@ Educ@cion@L ☆ ☆ disse...

ADOREI O BLOG ... PARABÉNS!

Marcelle disse...

Regina, gostei muito de ler seu blog.. relembrei muitos momentos que passamos juntas no projeto de pesquisa. Tenho saudades! passei muitos momentos importantes aí com vocês... não tem como esquecer.. e ainda tenho vontade de voltar.. ainda quero falar contigo sobre isso.

Parabéns
Marcelle