terça-feira, 16 de março de 2010

É muita tecnologia p/ dar conta

Pois é com este negócio do Twitter abandonei o blog. Como é complicado participar de Orkut, Facebook, Twitter, MSN, abrir, ler e responder as minhas 3 contas de e-mail de alunos e amigos. Nesta semana algumas pessoas me cobraram que eu havia abandonado o blog.
Me senti culpada e resolvi retornar gostaria de relatar o que houve com alguns dos participantes do projeto de pesquisa design inclusivo .
Olha meu computador ainda não foi ligado e estou na aula sem fazer nada. Outra mãe me relatou que seu filho está sentado bem distante do quadro porque não tem tomada perto. Sendo que é uma criança PC, com problemas posturais e que enxerga mal.
E a tal da boa vontade onde anda?
Trabalho com isso desde 1996. Já vi vários avanços na educação inclusiva , mas ultimamente só tenho visto retrocessos.
Sempre fico pensando o que está havendo com as professoras, a direção da escola e os pais destes alunos ?
Em primeiro lugar uma professora que prefere deixar um aluno PC no fundo de sua sala, com a desculpa de que não há tomada perto, não tem comprometimento com este aluno. A direção não sabe disto? E permite?
Agora e os pais?
Por mais que eu fale e explique, eles ainda acham que a escola está fazendo um favor ao aceitarem seu filho com PC e tem medo de reclamar para a direção.
E porque não procuram os Órgãos públicos?
Todas as pessoas com dEficiência tem o direito de estudar numa escola inclusiva e depende de nós e principalmente do acompanhamento dos pais que a inclusão funcione.
Fiscalização!!! No nosso país as coisas só funcionam quando fiscalizadas. Se seu filho precisa de um computador, vá até a sala de aula e veja se está bem posicionado, se ele consegue enxergar bem, se tudo funciona direitinho. Se existe uma preocupação com o material que é entregue a ele. É um direito dele. Só assim a inclusão acontecerá de fato.

Nenhum comentário: