quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iniciando o Pós-doc


Desde julho de 2012 recebi uma bolsa de pós-doc da CAPES. Atualmente encontro-me em Portugal na UTL estudando BCI (Brain Computer Interface) no ERGO VR, laboratório de Realidade Virtual. http://www.fmh.utl.pt/ergovr/index.htm.

Uma interface cérebro-computador poderá ser de grande valia para pessoas com limitações motoras severas, pois permitirá uma maior autonomia e independência para desenvolver suas atividades. Existem interfaces invasivas e não-invasivas. Estou no início do projeto e trabalhando neste momento com o Mindwave( tecnologia não invasiva) que trabalha ondas cerebrais que funcionam a partir de dois tipos( meditação e concentração).
Após tantos anos trabalhando com pessoas com paralisia cerebral, estou encerrando um  ciclo, e iniciando uma nova fase de estudo. Anteriormente pesquisei as possibilidades de inclusão de pc´s na escola utilizando tecnologias assistivas. Acredito que este tipo de interface poderá auxiliar pessoas com paralisia cerebral, doenças degenerativas e outras deficiências para exercerem funções importantes no mercado de trabalho.

Um comentário:

Fernanda Batistela disse...

SENID 2013

Participem do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital, de 08 a 10 de abril de 2013 e compartilhem conosco experiências e aprendizados sobre inclusão digital.

Venham conhecer o que o mundo das tecnologias digitais pode oferecer como recurso didático para as mais variadas áreas!

Inscreva-se em: http://goo.gl/ElqjV
Visite nosso site http://senid.upf.br
Seja nosso amigo no Facebook: http://www.facebook.com/senid.upf
Siga nosso perfil no Twitter http://twitter.com/senid_upf
Auxilie na divulgação: http://bit.ly/ooLiwP
Por uma cultura hacker na educação …