quinta-feira, 6 de março de 2008

Aparelho permite comunicação por freqüências cerebrais


O aparelho "Brain-Computer Interface" (BCI), interface entre cérebro e computador que permite ao usuário se comunicar com a máquina via pensamento, está sendo demonstrado na CeBIT, em Hanover.
O produto, desenvolvido pelo Instituto de Automação da Universidade de Bremen, detecta padrões na atividade cerebral e os converte em sinais para comunicação e controle do computador.
O equipamento pode ser muito útil para pessoas que perderam todos os movimentos, inclusive a fala. Pode ser criado um comando para pedir água, por exemplo, ou navegar na Internet só utilizando o pensamento
.


Tipos de interface cérebro computador

Invasive Brain Computer Interfaces

Invasiva Brain Computer Interface Devices são aqueles implantados diretamente no cérebro e tem a mais alta qualidade de sinais. Estes dispositivos são usados para fornecer a funcionalidade a pessoas com dificuldades motoras. Invasiva BCIs também pode ser usado para restaurar visão, ligando o cérebro com câmeras externas e para restabelecer a utilização dos membros usando cérebro e controlada através de robótica.
O problema com este tipo de dispositivo, porém, é que pode haver reações alérgicas reduzindo a eficácia para o paciente.

Partially Invasive Brain Computer Interfaces

As interfaces parcialmente invasivas são implantados no interior do crânio, mas fora do cérebro. Embora o sinal BCI utilizando neste tipo de dispositivo seja um pouco mais fraco, possui menos risco de formação de cicatrizes e alergias.

Non Invasive Brain Computer Interfaces

Este tipo de interface é mais segura para o paciente e permite a implantação de dispositivos que podem restaurar parte da circulação. Um dos mais populares dispositivos desta categoria é o EEG ou electroencephalography .

Responsáveis pela pesquisa
Prof. Dr. Klaus-Robert Müller
Dr. Benjamin Blankertz
Prof. Dr. Gabriel Curio

Fonte:

Terra
http://ida.first.fraunhofer.de/projects/bci/bbci_official/index_en.html#competitions
http://www.pinktentacle.com/2007/10/brain-computer-interface-for-second-life/

Nenhum comentário: