sábado, 19 de abril de 2008

Seminário de Pesquisa Feevale





Nesta semana participei do Seminário de Pesquisa na Feevale o tema foi inserção social e desenvolvimento regional. Estiveram presentes pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de empresas, de instituições e de associações. Foi muito interessante conhecer o trabalho desenvolvido pelos colegas. Observei que embora todos estejam juntos fisicamente não conhecemos o objeto de pesquisa uns dos outros e neste tipo de evento além de apresentarmos nosso trabalho p/ a comunidade, apresentamos também p/ nossos pares.

O seminário teve como objetivos:


- Promover um espaço de troca e discussão acerca dos avanços em ciência e tecnologia e seus impactos sobre o desenvolvimento regional;


- Promover a socialização e a discussão dos resultados e/ou contribuições dos projetos de pesquisa para o avanço do conhecimento, com destaque aos impactos nas dimensões: científica, tecnológica, econômica, ambiental e social;

- Estimular o aperfeiçoamento das linhas de pesquisa e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

- Promover a consolidação da relação universidade / empresa.

Começou na segunda-feira com a palestra A Pesquisa e seus Impactos sobre a Inserção Social e Desenvolvimento Regional com o Prof. Dr Abílio Afonso Baeta Neves

Na quinta-feira foi o dia de apresentarmos nossos pesquisas - Contribuições e resultados das Ciências Exatas e Tecnológicas - Eu o Marcelo Ritzel e a Patrícia Bassani meus colegas do grupo de Informática na Educação. A Prof Drª Patrícia Bassani apresentou o nosso grupo que tem como objeto de investigação as tecnologias da informação e comunicação, enfocando o uso do computador nos processos de ensino-aprendizagem e a constituição de redes sociais na Web.









A linha de Pesquisa - Inclusão e Acessibilidade Digital que Propõe o desenvolvimento de ambientes digitais e de tecnologias assistivas, que propiciem espaços para a inclusão digital e social, assim como metodologias e estratégias de uso e aplicação destes ambientes e tecnologias. Visa também o estudo de práticas sociais mediadas pelas tecnologias de informação e de comunicação por meio do acesso e produção digital de informação na constituição do sujeito, na sociedade globalizada; pesquisa a implantação e a implementação de políticas, programas e ações de acessibilidade digital, no âmbito regional e nacional.

Além disso apresentou o seu projeto Interações educativas em ambientes de aprendizagem colaborativa e o PALCO-Portal acessível para desenvolvimento da linguagem colaborativa.

Marcelo Ritzel apresentou seu projeto de estudo que se intitula Ambiente de avaliação da aprendizagem via web – A3Web que propõe agentes que possam contribuir “conhecendo” melhor os estudantes e os ambientes educacionais a partir de suas interações, propondo novas interfaces adaptadas aos diferentes tipos de usuários (perfil), contribuindo para a realização de uma avaliação diagnóstica sobre os seus processos de ensino-aprendizagem, de forma a orientar, corrigir ou mesmo redirecionar estratégias de ensino para uma melhor e mais significativa aprendizagem.

Os alunos nos questionaram muito e alguns pediram p/ atuar como voluntários nos projetos de pesquisa. Foi um evento muito bom e espero que continue com o público crescendo a cada ano.


Nenhum comentário: