segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Nada há na mente que já não tenha passado pelos sentidos - Aristóteles

Na semana passada trabalhei "sensações de um cego " com meus alunos do mestrado. Pude vivenciar alguns acontecimentos muito interessantes com eles. Primeiro a oficina de Braille. Adultos videntes vivendo um processo de alfabetização de um cego. Os mesmos questionamentos de uma criança ao iniciar este processo.
Depois foi a atividade de descascar uma laranja vendados. Alguns relataram que a textura e o sabor da fruta estavam diferentes.

Um aluno me relatou que

"A falta de luz trouxe a ampliação de outros sentidos e com eles o sentimento de que o mundo dos deficientes visuais tem toda uma peculiaridade e uma necessidade de se ter uma grande força de vontade para ver sem ter a “visão tradicional”.

Não se pode trabalhar e pesquisar sobre o outro, o sujeito incluído, sem que tenhamos pelo menos experienciado seu universo. Saio destas aulas sempre muito satisfeita porque os alunos de mestrado estão com muita garra e desejo de conhecer as propostas de ensino.
Como seria bom se todos os alunos sentissem esta vontade!!!

2 comentários:

Verônica Carvalho disse...

Oi Regina

No Idéias em Blog tem um presentinho para você.

Um grande abarço!
Verônica
http://ideiasemblog.blogspot.com

Elisane Paula Ludvig disse...

Olá, professora Regina,
gostei muito da maneira que você trabalhou com os teus alunos as “sensações de um cego”. Foi uma forma muito interessante de colocá-los diante de um mundo desconhecido a eles.
Essa é uma bela forma de mostrar aos alunos ou a qualquer pessoa como uma pessoa cega vê e sente o mundo. E as dificuldades que elas enfrentam.
Lembro que quando eu era criança, adorava caminhar com os olhos fechados, só para sentir como era a sensação de ser uma pessoa cega. Não lembro mais, mas vou fazer a experiência novamente, pois concordo com a idéia de que não se pode trabalhar e pesquisar sobre o “incluído” sem que tenhamos vivenciado seu universo. Pois caso contrário como vamos conseguir se por no lugar deles?