terça-feira, 6 de julho de 2010

Arquitetura universal 1ª Mostra Casa e Corporativo Acessíveis - Projeto&Estilo 2010



O projeto de Robson Gonzales supre os princípios da acessibilidade universal, tendo como premissa as soluções mais eficientes. O uso de materiais antiderrapantes concedem um estilo rústico e muito elegante ao banheiro.

Até o dia 25 de julho acontece no D&D Shopping, em São Paulo, a 1ª Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010 - Projeto&Estilo. A iniciativa, fruto da parceria entre a Editora Ciranda Cultural e Instituto Brasil Acessível, tem como objetivo intensificar a cultura e o trabalho de inclusão social, aumentando a acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, garantindo a integração dos usuários por meio de projetos da Arquitetura Universal que priorizam o design, a beleza e a tecnologia de ponta.
No local foi montada uma casa de estrutura metálica e vidro com 12 ambientes residenciais acessíveis, projetados por diversos arquitetos focados na inclusão. Os projetos pretendem atrair não apenas pessoas com deficiência, mas empresas interessadas nesse importante mercado. Estima-se que haja cerca de 5 milhões de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.
O objetivo é divulgar o conceito de Arquitetura Universal e permitir a todos os visitantes da Mostra que usufruam dos espaços de circulação e dos ambientes inclusivos criados por profissionais renomados, ressaltando o compromisso social do evento e tornando essa experiência inesquecível. É uma postura desafiadora e inédita no país
Inovação e design são as premissas do evento que promete transformar o conceito de arquitetura no Brasil.
Encontrei alguns problemas relativos a antropometria, mas pelo menos é uma iniciativa pioneira nesta área e estão todos de parabéns.

2 comentários:

Glecia Camargo disse...

A iniciativa da Exposição é excelente.
É preciso, primeiramente, despertar interesse e a reflexão sobre o tema.Colocar o assunto em pauta para conhecimento do maior número possível de cidadãos!!
Em seguida trabalha-se o restante: as melhorias, o custo, ...
VEJO COM CERTA TRISTEZA, NO ENTANTO, QUE ESTE PROCESSO CAMINHA MUITO LENTAMENTE EM NOSSO PAÍS

Cleber Koch disse...

Que o assunto inclusão é muito abordado e discutido, e até mesmo tentam tirá-lo do papel, isso ninguém pode questionar. O exemplo é esta postagem que fala sobre as adaptações na arquitetura dos prédios em geral. Isso já é um bom começo para se começar a universalizar todos os recursos e acessos que todos nós utilizamos, com ou sem dEficiência.